Ecovilas – Vivendo em Prol do Desenvolvimento Sustentável

Ecovilasdesenvolvimento sustentávevem ganhando mais atenção e mais espaço em nossas vidas a cada dia que passa.

Está sendo despertada na população a consciência da necessidade de um desenvolvimento que não destrua nosso planeta, mas sim caminhe com ele, e como prova disso temos as inovadoras Ecovilas, que são comunidades urbanas ou rurais formadas por pessoas que acreditam e aplicam o desenvolvimento sustentável.

Por milhares de anos a sociedade viveu em contato com a natureza, num sistema sustentável, vivendo do que plantava, sem desperdícios e destruições dos recursos naturais, utilizando apenas o necessário para sua sobrevivência.

Com o passar dos anos os interesses foram mudando e a evolução tomou rumos contrários à sustentabilidade, principalmente após a implantação do capitalismo.

Por sorte, encontramos hoje pessoas que resgatam esse cuidado com a natureza e vivem de maneira a não prejudicá-la.

As Ecovilas adotam práticas como a preservação e utilização consciente do ecossistema local, a rede de trocas, a economia solidária e o cooperativismo, a diversidade cultural e espiritual, criação de esquemas de apoio local e espiritual, a arquitetura sustentável, a utilização dos sistemas de energias renováveis entre outras que impulsionam não só o cuidado com a natureza, mas também os sentimentos de respeito e solidariedade ao próximo.

Lutam por uma sociedade melhor, que aceite todas as culturas, que cuide do meio ambiente e encontre força na espiritualidade. A ideia de Ecovilas deu tão certo que foi nomeada oficialmente pela ONU em 1988 uma das melhores propostas de vida sustentável entre as 100 melhores práticas de sustentabilidade.

No Brasil a ideia também já foi adotada e vem sendo executada com sucesso e temos como exemplo desse sucesso o ENA Brasil, a Rede Nacional de Ecovilas, que tem como membros nas regiões sul e sudeste: A Ecovila Corcovado, Ecovila Terra Una, Ecovila Arcaverde, Ecovila Arawikay, Ecovila Clareando e a Nossa Ecovila, que teve sua primeira reunião funcional em 2003 e desde então vem se consolidando e ganhando forças.

Fora essa rede, existem muitos projetos referentes à Ecovila que estão sendo melhorados e aplicados aos poucos pelo país afora.

Uma excelente forma de se viver e que pode conservar nosso meio ambiente ativo e diversificado para as próximas gerações que carregarão nossos nomes, nossos sangues e nossas ideias.

Cuidar do meio ambiente é assegurar que ele estará aí no futuro para atender as necessidades dos seus herdeiros.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “Ecovilas – Vivendo em Prol do Desenvolvimento Sustentável”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>