Sustentáveis Desde Pequenos: Saiba Como Despertar o Consumo Consciente Nas Crianças

As datas comemorativas são utilizadas pelo comércio para alavancar as vendas por meio de propagandas que incentivam a compra de presentes para parentes, amigos, namorados e até nas crianças. Assim, estimuladas desde pequenas, as pessoas crescem desejando produtos de diferentes tipos, dos quais muitas vezes nem precisam. Essa demanda crescente contribui para a exploração insustentável e aumento do acúmulo de lixo que prejudicam o meio ambiente e o próprio ser humano. Incentivar o consumo consciente desde a infância é uma forma de contribuir para o desenvolvimento de cidadãos mais preocupados com o mundo ao seu redor e o melhor é que pode ser feito com atitudes simples no dia a dia.

criança abraçando árvore

Fonte da imagem: Todo dia é dia de jardinagem

Promova um troca-troca

Uma das formas de consumo consciente que além de preservar o ambiente ainda ajuda a economizar um dinheiro é trocar roupas do seus filhos que não mais usadas por peças maiores de crianças com idade próxima de parentes ou amigos próximos. Isso vale também com brinquedos e outros objetos. As duas partes  sairão ganhando com certeza!

consumo consciente

Fonte da imagem: Kamylus

Incentive a doação de brinquedos

Se não tiver com quem trocar, então doe brinquedos e roupas que não são mais usadas. Proponha às crianças que sempre que ganharem uma peça nova será doada uma antiga para quem precisa. Além do consumo consciente, elas também aprenderão a exercer um papel muito importante: a solidariedade.

consumo consciente doação de brinquedos

Fonte de imagem: Bolsa de Mulher

Reutilize materiais para fazer brinquedos

Nem sempre é necessário comprar brinquedos para garantir a diversão. Fazê-los com a ajuda dos seus filhos além de proporcionar momentos de convivência ainda mostra às crianças a importância de reutilizar materiais que seriam descartados. Com garrafas PET, pneus e outros materiais é possível fazer jogos de tabuleiro, bonecos, carrinhos.

brinquedos com materias reciclados

Fonte da imagem: Vai com Tudo

Adote atitudes sustentáveis

As crianças se espelham no comportamento dos adultos, por isso, dê sempre o exemplo. Procure adotar o consumo sustentável no seu dia a dia, verificando se precisa realmente de algo quando for comprar. Adquirir algum objeto de desejo não faz mal, mas  nada de exageros, ok? Procure sempre produtos feitos com meios sustentáveis ou as opções ecológicas ou feitas com materiais recicláveis.

consumo sustentável

Fonte da imagem: Dom Total

Viu como é fácil? Coloque essas atitudes em prática e ajude a construir um mundo melhor para todos os seres!

Você também vai gostar de:

  1. Consumo Consciente
  2. Dicas de brinquedos para o Dia das Crianças
  3. Estimule seu filho com brinquedos sustentáveis

 

 

 

 

 

 

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “Sustentáveis Desde Pequenos: Saiba Como Despertar o Consumo Consciente Nas Crianças”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>