Porta-treco sustentável: transforme caixas de leite em organizadores

Os organizadores ajudam a manter objetos pequenos sempre em ordem e à mão para serem facilmente localizados quando necessário. Como geralmente ficam expostos em escrivaninhas, prateleiras ou outros móveis, eles precisam combinar com a decoração e gosto do anfitrião. Por isso, confeccionar essas peças deixa os ambientes mais bonitos de acordo com o seu estilo. O melhor é você pode reutilizar caixas de leites, material muito comum no dia a dia que quase sempre é descartado, para fazer um porta-treco sustentável e original.

Inspire-se nos modelos de porta-treco sustentável

As caixas de leite do tipo tetrapark são muito descartadas no lixo e seu tempo de decomposição é longo, o que colabora para a degradação do meio ambiente. Ao mesmo tempo, esse material é fácil de ser manuseado, por isso, reutilizá-lo para criar porta-treco sustentável não é trabalhoso. Outra vantagem é que são encontrados no mercado de diferentes formatos e tamanhos, que podem originar peças bonitas e singulares para deixar o ambiente em que ficarão expostas mais modernos e arrojados, como o modelo abaixo.

Porta-treco com caixa de leite - Fonte: Tempo e Espaço

Porta-treco com caixa de leite – Fonte: Tempo e Espaço

Para fazê-lo,você só precisa cortar quatro caixas de leite daquelas tradicionais com formato retangular, na altura que desejar.  Em seguida, elas devem ser higienizadas e juntadas, de acordo como sua ordem de tamanho: a grande e a média no meio e as menores nas laterais.  Em seguida, basta encapar com tecido de cetim e fixá-lo com cola quente. Para finalizar, cole fita de cetim nas extremidades das caixas.

Você pode recortar as caixas para transformá-las em compartimentos do tamanho que necessita e dispô-las de diferentes maneiras ou mesmo deixá-los separados, formando um conjunto. Um exemplo desse tipo de porta-treco são os modelos abaixo. Eles podem ser usados para colocar diversos objetos, como pincéis de maquiagem, itens de papelaria, escovas e pentes, dentre outros.

Porta-treco sustentável dos Minios - Clique aqui para aprender a fazer

Porta-treco sustentável dos Minios – Clique aqui para aprender a fazer

Conjunto de porta-treco feito com caixa de leite - Fonte: by Rosana Garcia

Conjunto de porta-treco feito com caixa de leite – Fonte: by Rosana Garcia

Conjuntos porta-treco feitos com caixa de leite reciclada - Fonte: Moda Burguesinha

Conjuntos porta-treco feitos com caixa de leite reciclada – Fonte: Moda Burguesinha

Na confecção, reaproveite outros materiais, como caixa de sapato, por exemplo, que foi a base para a criar este lindo porta-treco sustentável em formato de gaveteiro.

Porta-treco sustentável em formato de gaveteiro - Fonte: Anger's ver Técnicas Artesanais

Porta-treco sustentável em formato de gaveteiro – Fonte: Anger’s ver Técnicas Artesanais

Para fazê-lo as caixinhas de leite foram cortadas em formato de cubo e depois encapadas com tecido, fixado com cola quente. Em seguida, encape ou pinte a caixa de papelão com tecido ou cor de sua preferência. Fixe um pedaço de papelão no meio da caixa com cola quente e coloque os cubinhos um do lado do outro. Como puxadores das gavetinhas, foram utilizados cotas de bambu.

Agora que você já sabe que simples caixa de leite podem ser transformar em lindos porta-trecos sustentáveis, use a criatividade para reaproveitar esse material e ser mais sustentável com muito bom gosto!

 

Você também vai gostar de:

  1. Fazendo porta-treco com caixa de leite
  2. Como reutilizar embalagens
  3. Luminária ecológica
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>