Dicas de como passar o inverno sustentável

cobertor-inverno

A época mais fria do ano na maior parte do país também traz um aumento de gastos com energia elétrica, já que aquecedores são frequentemente utilizados e os banhos se tornam mais demorados. Para evitar altos consumos e prejuízos ao meio ambiente, confira algumas dicas de como aproveitar o inverno de maneira sustentável.

Mantenha as janelas com vidros fechados

Desse modo a luz pode entrar e ser absorvida pelas paredes e móveis. Isso fará que os cômodos fiquem mais aquecidos durante a noite.

Janela

Acenda velas no banheiro

Esse ambiente costuma ser um dos mais frios da casa, principalmente no inverno. Nesse período, muitas mães se preocupam com as crianças que, ao entrarem no banheiro para tomar banho, têm contato com a friagem e podem ficar doentes. Para resolver esse problema, manter a porta e as janelas fechadas e deixar velas acesas são boas alternativas para elevar a temperatura no local.

Vela

Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes

Como o sol se põe mais cedo durante essa estação, o uso da luz artificial aumenta. Desse modo, já que será necessário utilizar as lâmpadas por mais tempo, opte pelos modelos econômicos, que têm maior durabilidade e consomem muito menos energia que as lâmpadas comuns.

Lâmpada

Diminua o tempo do banho

No inverno as pessoas preferem banhos com água mais quente e deixam o chuveiro na posição que gasta mais energia elétrica. Assim, é importante tomar banhos mais rápidos para reduzir o consumo.

Chuveiro

Determine um dia para lavar todas as roupas

Como devido ao frio as pessoas fazem menos trocas de roupas, procure lavá-las somente uma vez por semana. Isso irá proporcionar economia de água e de energia. Aproveite o clima naturalmente seco para deixá-las enxugar no varal, evitando o uso da secadora. Dessa forma, é possível acumular mais roupa para passar e o uso do ferro também é feito com menor frequência.

Roupa no varal

E vocês, têm dicas de como economizar água e energia no frio? Diga para a gente aqui nos comentários!

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “Dicas de como passar o inverno sustentável”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>