E você? Pratica Sustentabilidade?

Quebra cabeça SustentavelSustentabilidade é um termo que foi criado para definir um conjunto de ações relacionadas uma com as outras e atividades humanas que visam suprir as atuais necessidades sem prejudicar as próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural para que se possam evitar contínuas agressões ao meio ambiente, fazendo com que seja feita a utilização inteligente dos recursos naturais para que se garanta um desenvolvimento sustentável. O que traduz o termo ainda melhor é CONTINUIDADE, pois é o que é visado, continuidade do nosso planeta sem prejudicá-lo mais do que já foi prejudicado, ou seja, se não tem como reverter os danos que foram causados, o melhor é tentar manter as atuais características.

O termo foi utilizado pela primeira vez por uma norueguesa chamada Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país, em 1987, e ao publicar um livro definiu o termo pela primeira vez, da seguinte forma: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”, ou seja, a proposta não é somente salvar o planeta com boas ações ecológicas e sim garantir que as gerações futuras consigam suprir suas necessidades de forma semelhante à geração atual.

A adoção de ações sustentáveis garante a pequeno, médio e longo prazo, boas condições para o desenvolvimento das variadas espécies de vida, inclusive o ser humano, garante recursos naturais em quantidade razoável para as gerações futuras e a qualidade de vida destas.

Para conscientizar-se e garantir a sustentabilidade já há muitas formas, como:

  • Exploração de forma controlada dos recursos naturais e, se possível, garantir a reposição do que foi retirado, como, por exemplo, replantar mudas de árvores;
  • Preservação de áreas que não são destinadas a exploração econômica;
  • Incentivos a produção de alimentos orgânicos, pois a utilização de agrotóxicos é menor ou quase nula neste caso;
  • Utilização de energias limpas, como, por exemplo, eólica e hidráulica;
  • Programas de reciclagem de sólidos, como, por exemplo, sacolas, latas, pneus e papelão;

Mas tudo isso é nada perto da ação mais benéfica ao meio ambiente que é aquela que você pode fazer a todo instante, é a redução, redução do consumo de água e energia elétrica, redução da utilização de sacolas plásticas, redução do lixo residencial e empresarial, etc.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

13 Comentários para “E você? Pratica Sustentabilidade?”

  1. José Castro de Oliveira Neto

    Estou fazendo pesquisa sobre sustentabilidade, Preciso saber a formação da Sra. Gabi Batista, para citação, grato.

  2. Júnior Carvalho

    Oi Gabi, li seus textos sobre sustentabilidade, e preciso fazer um artigo com esse tema, espero que possamos conversar para que de alguma forma me de dicas para que eu possa fazer um bom trabalho.

    Desde já agradeço!

    Júnior Carvalho – Vacaria RS- Universitário

  3. raquel oliveira

    As açoes sustentaveis tem de comessar dentro de nossas casas mesmo, com pequenas atitudes agt comessa a mudar o mundo.

  4. larissa

    olha pra mim a sustentabilidade vale muitoo porque é mas facil as pessoas estragarem o planeta do que ajudar o meio ambiente nos seres humanpos deviamos pensar que no mundo que vivemos nao podemos ser p´resionamos a poluir o mundo entao pra mim a sustentabilidade é um meio de ajudar o mundo a prever o futurooo

  5. matye

    o site é ótimo….mas não encontrei em nenhuma página um link onde me possibilitasse enviar, encaminhar para outras pessoas…outros email…estão deixando a desejar…e esse não é o único site nessas condições.Precisamos ter como enviar a um amigo…encaminhar por email….enfim….facilita néh!!! É uma maneira de expandirmos a campanha.obrigada!!

  6. Carlos Abreu

    Matye

    Para enviar para outras pessoas por e-mail, basta copiar o endereço do link e enviar para outras pessoas em forma de mensagem. Agora se quiser compartilhar os artigos basta clickar nos links do botão de rede social desejado e compartilhar.

  7. Josiel Pantaleao

    eu gostei muito dessa pagina era tudo oque eu queria pro meu trabalho valeu pra quem criou ela

  8. Josiel Pantaleao

    ea professora mamdou agemte por fotos no trabalho e tem fotos aqui que legal
    e era o grupo de 3 pessoas

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>