Sustentabilidade – Atitude Sustentável se Aprende desde Cedo

Atitudes Sustentáveis para as CriançasPretende-se mesmo viver e proporcionar às novas gerações condições de uma vida melhor, que estas venham a sofrer menos com os reflexos dos impactos ambientais provocados pelo descaso do homem com o meio ambiente, comece agora mesmo ensinando seu pequeno filho, seus sobrinhos, seus vizinhos e os coleguinhas destes a respeitar o meio ambiente.

Atitudes básicas e simples são capazes de contribuir para a recuperação e conservação do meio ambiente. Oriente as crianças a não jogar papéis de balas, pirulitos, chocolates ou qualquer outro tipo de embalagem nas ruas. Conduza-as a uma lixeira mais próxima para depositar o lixo.

Não as deixe andar em canteiros de praças e jardins pisoteando as gramas e flores. Ensine a elas que as plantas têm vida e desempenham um papel muito importante em nossas vidas.

Aproveite os momentos que tem em casa para ensiná-las a reciclar o lixo, não deixar torneiras abertas ou pingando e realizar seus banhos em menos tempo.

Leve-as a plantar uma mudinha de árvore, de flor ou qualquer planta que possa lhes servir de exemplo de conservação e cuidado com o meio ambiente.

Mostre a elas como os pássaros são lindos e embelezam a natureza quando livres para voar e conte a elas quantos animais já estão em extinção e como isso é triste e prejudica a nós mesmos. Leve-as ao supermercado e utilize ao invés das sacolas plásticas as retornáveis que são ecologicamente corretas.

Crianças aprendem com enorme facilidade, basta ter paciência e explicar a elas o porquê determinadas atitudes sustentáveis devem ser seguidas e outras não.

Toda a explicação deve ser feita em uma linguagem simples, respeitando a faixa etária de cada uma delas.

É importante mostrá-las o lado negativo das atitudes anti-ecológicas como, por exemplo, os rios poluídos, as ruas sujas de lixos e as queimadas.
Isso fará com que elas diferenciem o que é certo do que é errado.

Quanto antes começar a ensinar, mas cedo estas colocarão em prática o que aprenderam. Lembre-se que as crianças imitam os adultos em suas atitudes e palavras, sendo assim, seja um exemplo para que estas ingressem ainda em tenra idade no processo de sustentabilidade.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

3 Comentários para “Sustentabilidade – Atitude Sustentável se Aprende desde Cedo”

  1. marluce

    acho muito interessante nos ingressar a sutentabilidade em nossas vidas,nossa casa,nosso trabalho nosso bairro e onde mais quisermos, pois um futuro melhor pra nos e nossos decendentes so depende d nos. e as catastrofes tao pelo o mundo todo mostrando q temos q nos retratar co o meio ambiente.mas nem todos se preocupa com esse fato q vem cada vez mais forte. galera se liga sustentabilidade e o nosso futuro, portanto mais conciencia. valeuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. fernanda

    É, participando, colaborando e ensinando meu próximo ou não próximo vêr que se cada pessoa fizer só um pouquinho pelo mundo ele, o mundo concerteza irá melhorar mais ainda.
    obrigada pela oportunidade.
    FERNANDA MARIA DE BARROS.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>