A Importância da Sustentabilidade Ecológica

SustentabilidadeSustentabilidade ecológica é a capacidade do ser humano usar os recursos ambientais para saciar suas necessidades atuais, sem utilizar recursos naturais extras.

Esse conceito foi desenvolvido pelo pensador ambiental Lester Brown no início da década de 1980 e foi utilizado no Relatório Brundtland, elaborado e publicado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987, com a finalidade de fazer com que os países desenvolvessem meios mais sustentáveis de sobrevivência.

Desde então, essa definição passou a ser assimilada por diferentes áreas como a da arquitetura, a do empresariado e a da tecnologia, entre outras, e no contexto dos países, nos quais a sustentabilidade relaciona-se dinamicamente aos ramos da economia e do meio ambiente, isto é, envolve a retirada de matérias-primas da natureza para o desenvolvimento de bens de consumo, podendo gerar insustentabilidade.

Por exemplo, um país insustentável é aquele que utiliza os recursos ambientais para fazer girar a sua economia, mas que não oferece tempo suficiente para que a natureza possa se recompor e assim fornecer novos recursos no futuro. Já um país economicamente bem-resolvido é aquele que conta com inúmeras atitudes sustentáveis, as quais geram mais tempo para a recuperação dos recursos naturais e à prosperidade dos seres vivos.

Um exemplo de país sustentável é aquele que emprega energias limpas e renováveis como a solar, a eólica, a hidráulica ou a maremotriz, entre outras, que poluem menos que os combustíveis fósseis não renováveis usados por nações insustentáveis.

Algumas tecnologias, como o smart grid, que emprega medidores e sensores em toda a rede evitando desperdícios ao impedir ligações clandestinas durante a distribuição de energia, também contribuem para a sustentabilidade de um país, pois ao reduzirem o desperdício, diminuem indiretamente o impacto ambiental causado pela energia elétrica gerada em usinas de carvão, comumente instaladas em países que investem pouco em sustentabilidade.

Concluindo, a sustentabilidade ecológica estimula as empresas a realizarem ações como a instalação de filtros contra a poluição, estações de tratamento de esgoto, postos de reciclagem e a reutilização de materiais, que respectivamente amenizam o descarte de gases do efeito estufa na atmosfera, evitam a poluição dos rios e promovem a sustentabilidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que moram ao redor das fábricas.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

4 Comentários para “A Importância da Sustentabilidade Ecológica”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>