Dicas de Brinquedos Sustentáveis Para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e com ele a cobrança dos pequenos de ganhar os tão esperados presentes. Entre optar por não oferecer nada para não estimular o consumismo ou ceder às exigências das crianças, estão opções de brinquedos sustentáveis. Com algumas dicas, é possível encontrá-los ou até mesmo confeccioná-los, de modo a garantir muita diversão aos seus filhos sem agredir o meio ambiente.

Faça brinquedos sustentáveis

Reutilizando diversos materiais que seriam descartados é possível confeccionar brinquedos sustentáveis diversos. Chame as crianças para ajudá-lo e a diversão começará desde a produção! Uma dica são opções que estimulem os pequenos a se movimentarem, como gangorras, pula-pula, cavalinho, balanço entre outros feitos com pneus. Por serem divertidos, eles não vão se enjoar tão cedo!

balanço de pneu

Balanço de pneu – Fonte da imagem: HAETERA PIERA -HP

 

046

  Tanque de areia feito com pneu – Fonte da imagem: HAETERA PIERA -HP

 

gangorra de pneu

Gangorra feita com pneu e madeira – Fonte da Imagem: Mix Lar

Alugue brinquedos  

Algumas empresas disponibilizam brinquedos para locação de diversos tipos e para várias faixas etárias. Dessa forma, além do consumo mais consciente, você evita acumular diversas opções de brinquedo dos quais as crianças se enjoam facilmente. Que tal experimentar esse serviço no Dia das Crianças? A dica é alugar opções divertidas e reunir os coleguinhas do seu filho para eles comemorarem a data se divertindo muito. Isso fará com que o pequeno compreenda que o mais importante não é a posse do bem material, mas sim o que ele proporciona.

aluguel de brinquedos

Alugue brinquedos para o Dia das Crianças – Fonte da Imagem: Daily Baby

Opte por produtos com pouca embalagem

Se você decidir comprar algum brinquedo para seu filho, opte por aqueles que não têm muitas embalagens, pois esses resíduos são os grandes responsáveis por aumentar a produção de lixo e poluir o meio ambiente. Caso não seja possível, ensine à criança como separar os materiais e encaminhá-los à reciclagem. Para embrulhá-los, reutilize papéis de presentes que você tenha em casa ou coloque apenas uma linda fita decorativa.

crianças andando de bicicleta

Fonte da imagem: Mundo das Tribos

Não sabe ainda o que dar? Pesquise fabricantes de brinquedos alternativos, feitos com material reciclado ou que respeitem a preservação do meio ambiente em todas as etapas de produção. Itens que incentivem brincadeiras ao ar livre, como bicicletas, patins, bola e outros são recomendados. Além de proporcionarem contato com a natureza e estimularem a prática de atividade física, o que faz bem à saúde, também desenvolvem a coordenação motora e o equilíbrio dos pequenos.

Antes de comprar algo, sempre incentive a criança a refletir se realmente precisa daquele produto que tanto deseja. Dessa forma, contribuirá para que ela aprenda a consumir de forma consciente!

Você também vai gostar de:

  1. Estimule seu filho com brinquedos sustentáveis
  2. Ideias de brincadeiras sustentáveis
  3. Como reaproveitar brinquedos para decoração/organização

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>