Gestão Ambiental – Os Fundamentos

Gestão AmbientalExistem dois pontos muito importantes para todos aqueles que utilizam a gestão ambiental (GA), ou sustentabilidade ambiental, como principio de suas empresas: um conceito ético e o outro socioeconômico. O primeiro, também mais importantes numa visão holística, refere-se à preservação do próprio planeta, com o pensamento voltado para a qualidade de vida da população geral, uma vez que se renova e criam-se medidas para evitar sempre o desperdício. O segundo aspecto refere-se mais especificadamente a boa imagem que se tem uma empresa que utiliza os conceitos da sustentabilidade na gestão de seus trabalhos.

A aplicação dos conceitos da sustentabilidade na gestão ambiental se concebe a partir de um conjunto de práticas e teorias que viabilizem um desenvolvimento evolutivamente rentável. É essencial, para tanto, um pensamento sistemático, racional e estratégico na gestão dos recursos socioambientais. Esse tocante refere-se ao controle, a fiscalização, ao planejamento empresarial, com o intuito de se evitar, reduzir ou bloquear os desperdícios expendidos e a degradação provocada durante o processo de produção.

São amplas as possibilidades de posturas na hora de se adotar uma gestão ambiental, entre elas destacam-se: a adequação de funcionários da empresa a conceitos da sustentabilidade, a separação e reciclagem dos resíduos, busca para maiores proveitos da matéria prima, utilização de energias limpas ou renováveis, o investimento em projetos que cumpram esse papel social, a divulgação da participação socioambiental da empresa, etc.

Muitas empresas tem sentido a grande diferença depois da adoção de tal postura em sua base estratégica, isso porque todas as medidas que forem tomadas racionalmente, de certa forma podem minimizar dependências externas. Lembrando que esta pode aumentar gradativamente o preço da produção (à medida que se tornam escassos os recursos). Outro importante ponto consiste no mercado consumidor, que se interessa cada vez mais na compra de produtos de empresas ou industrias sustentáveis.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

2 Comentários para “Gestão Ambiental – Os Fundamentos”

  1. Debora Santos

    Olá gostaria que me desse umas dicas de livros sobre os fundamentos da sustentabilidade ou outros referente ao conceito dicas de autores e titulo estou fazendo um artigo para conclusão de curso. Obrigada

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>