Ecologia Urbana – Pratique Atitudes Sustentáveis em sua Cidade

Ecologia UrbanaOs centros urbanos são considerados um dos lugares mais sujos da natureza. Produtores de lixo não biodegradável e de poluição ao ar dia após dia, as cidades metropolitanas, e até mesmo algumas de meios rurais, possuem problemas constantes em manter a natureza em equilíbrio. Graças a este ecossistema corrosivo que criamos, alguns biólogos e ecologistas procuram estudar os próprios centros urbanos, na esperança de estabelecer um ecossistema próprio. A junção dos estudos relacionados a estas pesquisas deu origem à Ecologia Urbana.

Os estudos da Ecologia Urbana visam basicamente a interação de produtos naturais como árvores, rios, animais selvagens e áreas de terreno aberto com as grandes cidades, visando estabelecer uma estabilidade entre os dois meios. Tomando estes estudos como base, os ecologistas que pesquisam os meios urbanos tentam estabelecer um ecossistema dentro das cidades, através não só do cotidiano em si, mas por meio de atitudes sustentáveis.

Outro objetivo claro da Ecologia Urbana é diminuir os níveis agudos de poluição das cidades. Por vezes, nascentes de rios ou pequenas reservas florestais, bem como espécies que se encontram nestes lugares, são perdidas com o crescimento desorganizado das cidades, sendo trabalho do ecologista buscar maneiras de resolvê-lo.

sustentabilidade é a melhor maneira de a população manter um ecossistema urbano em bom estado. Economia de água, luz, participar de programas de reciclagem de lixo ou colaborar com aqueles que o fazem são bons exemplos de atitudes sustentáveis. A conscientização de que as cidades são riscas em potencial para o planeta se não forem bem cuidadas também um passo para a sustentabilidade.

Da mesma forma que a população deve trabalhar para contribuir a Ecologia Urbana, os governantes também devem fazê-lo, procurando sempre novas estratégias de crescimento sustentável, e apoiando projetos da própria população. Embora tal atitude seja pouco frequente, é possível de ser feito com uma boa relação.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>