Unesco – Saiba o Papel da Unesco em Todo o Mundo

UnescoA UNESCO (Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura), na sigla traduzida para o português, é um órgão mundial fundado após a Segunda Grande Guerra no ano de 1945 e está ligada a ONU (Organização das Nações Unidas).

A sede da entidade está localizada em Paris, França, e suas ações se estendem a 112 países ao redor do planeta. No início trabalhou, quase que literalmente, na reconstrução de países atingidos pela guerra.

Seu objetivo, nos dias de hoje, é orientar as nações sobre melhores maneiras de aproveitar os Recursos Naturais a fim de conseguir desenvolvimento sem exploração irresponsável destes recursos.

Isto é feito por meio de investimento em pesquisas na área, a fim de capacitar as pessoas que serão instruídas a colocar em prática o know-how adquirido pela instituição. Existem várias Ações Sustentáveis apoiadas pela UNESCO, como a economia de água e energia, reciclagem de materiais, etc.

A organização pode ser vista como entidade que “ensina a pescar” ao invés de “dar o peixe”. A UNESCO investe em educação, formação de profissionais capacitados, estrutura e equipamentos para escolas, cursos profissionalizantes com abordagem atual e que irá ajudar no desenvolvimento da região.

Tem também papel social, auxiliando na resolução de problemas específicos de determinado local. A UNESCO envia pessoas prontas para atender às pessoas daquela localidade e depois que o serviço está pronto, os colaboradores são enviados para outros trabalhos.

No Brasil, é comum ver ações da UNESCO em cidades com problemas financeiros e sociais e com população que carece de informação. Postos itinerantes são montados e as pessoas podem tirar carteira de identidade, CPF, fazer exames, tirar dúvidas sobre orientação sexual, meios de contaminação e proliferação da dengue e de outras doenças, além de contar com outros serviços de cunho social.

A UNESCO trabalha ainda na orientação e conservação de patrimônios públicos e históricos, tentando garantir à população acesso à cultura e conhecimento.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente