Empreendimentos Sustentáveis em Ribeirão Preto Aquecem a Contrução Civil

Empreendimentos-Sustentáveis em Ribeirão PretoUma série de empreendimentos sustentáveis chegou em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, na área da construção civil. Eles vieram aquecer o mercado imobiliário local e encantaram o povo de Ribeirão Preto com uma proposta totalmente diferente em habitação. Visando incentivar a sustentabilidade e a cidadania, as empresas envolvidas assinaram o Pacto Global (promovido pela ONU) que procura conscientizar e criar um empenho na causa sustentável para empresas do mundo todo. Visando a aplicação de políticas que valorizes os direitos humanos as relações trabalhistas; a luta contra a corrupção e a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Assim, a cidade de Ribeirão Preto entrou na era dos empreendimentos sustentáveis e os políticos locais se mostram engajados e têm sido incentivadores dessa nova visão em construção civil e de empreendedorismo. A criação de condições apropriadas para atrair e sustentar esses investimentos dá a Ribeirão Preto um caráter todo especial em se tratando de uma cidade “do interior”. Sendo um verdadeiro pólo de desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis e estando muito além de seu tempo em comparação com cidades vizinhas do mesmo porte.

A construtora afirma que a procura pela assinatura do Pacto Global foi uma idéia que visou firmar o total comprometimento da empresa com a responsabilidade social; econômica e ambiental da cidade (o Triângulo da Sustentabilidade) e dos empreendimentos que deseja efetuar. Trabalhando assim, para o fomento e ampliação dessa visão empresarial diferenciada e de vital importância para a construção de novas cidades e para a melhoria das condições de vida dos cidadãos que vivem nas grandes cidades de hoje.

Os empreendimentos sustentáveis em Ribeirão Preto que seguem o Pacto Global se orientam por rígidas diretrizes que visam promover o crescimento sustentável e a valorização da cidadania e da busca de tecnologias amigas do meio ambiente. Não há, portanto, lugar para “golpes publicitários”; oportunismos e espertalhões. Quem desejar implementar empreendimentos sustentáveis seguindo esses rígidos padrões; deve ter em mente que serão duramente fiscalizados e, em caso de má intenção, desmascarados imediatamente. O que, sem qualquer sombra de dúvidas, poderá gerar pesadíssimos dividendos negativos num mercado cada vez mais atento e exigente.

Assim coisas simples como o uso de madeira certificada, energia de fontes renováveis como o sol e o vento; tratamento correto dos resíduos de esgoto e da obra (com a utilização e reaproveitamento dos entulhos gerados); torneiras que controlam o consumo de água e a implementação de práticas que levam a redução da produção de entulhos nas obras são algumas das providências tomadas para que todos os empreendimentos realizados tenham a certificação garantida.

Medidas simples como a captação de água da chuva para lavar pisos, carros e regar os jardins podem representar muito mais do que o simples cuidado com o meio ambiente. Podem representar verdadeiramente uma economia de até trinta por cento nos gastos finais de um condomínio.

Assim, fica muito claro que os empreendimentos sustentáveis são muito mais do que uma boa idéia; são idéias rentáveis e que beneficiam toda uma comunidade.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>