Chefe Nova Iorquino defende uso sustentável de frutos do mar em seus restaurantes

É impossível duvidar das habilidades do chefe Rick Moonen na cozinha. Dono dos restaurantes Oceana, Molyvos e Ney York City’s rm, que receberam três estrelas do jornal The New York Times pela qualidade, Moonen é um verdadeiro destaque culinário desde sua formação acadêmica, quando foi o primeiro da classe no Culinary Institute of America.
Entretanto, a Big Apple ficou pequena demais para os desejos do chefe, que resolveu se mudar para Las Vegas e abrir o restaurante Rick Moonen’s rm Seafood, onde incentivou o consumo sustentável de peixes e frutos do mar.

Chef Rick Moonen

Risco de extinção

O problema do consumo desenfreado de peixes e certos frutos do mar está no desequilíbrio causado à natureza, que pode culminar na extinção de espécies comercialmente tradicionais nos próximos 35 ou 40 anos.

Importância da variedade

O chefe Moonen acredita que a sustentabilidade na cozinha é possível mediante a diversificação do paladar das pessoas. Ao invés de comer sempre os mesmos peixes, variar o cardápio evita a pesca abusiva de determinada espécie e contribui para o equilíbrio ambiental. Outro fator importante a ser observado é a origem do peixe, que deve provir de uma criação ecologicamente correta.

Contribuição em casa

Para que a sustentabilidade não se restrinja apenas aos restaurantes, Moonen dá duas dicas para as donas de casa. Primeiro, pelo site do Monterey Bay Aquarium’s Seafood Watch é possível identificar se os peixes de determinado restaurante vêm de criadouros ou são capturados. Por fim, opte por ingerir sempre peixes menores, já que eles são de níveis inferiores na cadeia alimentar e, por isso, causam menos impacto à natureza.

Tenha uma alimentação saudável

Basicamente, é possível iniciar uma alimentação sustentável por meio da troca de espécies consumidas. Em vez do tradicional salmão, Moonen sugere o ártico char, peixe de criadouro e com sabor notável. Pode-se substituir também o robalo chileno pelo bacalhau preto, bastante comum no Alaska, e que é uma excelente opção.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>