Como Construir Um Imóvel Sustentável

Imóveis SustentáveisQuando tomamos a consciência que nossa atitude mesmo que ainda seja pequena, faz diferença para que alcancemos o tão desejado e sonhado equilíbrio ambiental, passamos a nos preocupar mais em fazer coisas que possam colaborar com esse processo.

Entre tantas áreas que vem investindo nesse processo encontra-se a construção civil que vem ganhando cada vez mais adeptos da construção de imóvel sustentável.

Para se conseguir um imóvel sustentável é necessário antes de começar a obra fazer um levantamento sobre a área a ser construída, verificar há disponibilidade de água no subsolo, se há vegetação e qual é o tipo de vegetação, onde nasce o sol e como é o clima sendo que se a predominância da temperatura for alta o local deve ser bastante arejado, e se baixa deve ter isolamento térmico.

Um imóvel sustentável deve ser construído com materiais verdes como tijolos de terra crua estabilizados com fibras de coco, paredes e telhados feitos de tubos de pasta de dente (o que deixa o ambiente mais fresco), ou telhados com uma cobertura vegetal, vidros reciclados, blocos de entulho, blocos de pedras entre outros.

As madeiras a serem utilizadas devem ser de extrações legais. Além de materiais verdes, deve-se fazer projetos de fontes alternativas de água e energia, como por exemplo projetos para reaproveitar a água da chuva e de sistemas para a captação de energia solar ou eólica, medidas que diminuirão o consumo de recursos hídricos.

É importante lembrar que os materiais utilizados durante toda a construção e mobília do imóvel devem ser de lugares próximos ao local onde está sendo feita a construção, pois assim será reduzida a emissão de Co2 gerada pelos meios de transportes além da diminuição da produção de combustíveis o que também gera grande impacto ambiental.

As técnicas utilizadas em um imóvel verde são voltadas para a reutilização e reciclagem de materiais para que os produtos utilizados na construção deste causem o mínimo de danos possível ao meio ambiente.

Existem hoje muitos imóveis sustentáveis pelo país que servem de exemplo para os que planejam ter um ou ainda não entenderam a importância deles para a natureza.

Invista nos materiais sustentáveis e incentive o uso deles.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>