Aprenda a fazer uma cama de casal com paletes

Para contribuir com o meio ambiente, é necessário pensar em maneiras de reaproveitar materiais e dar uma nova funcionalidade a eles no dia a dia. Uma dessas formas é reutilizar paletes e caixotes, aproveitando sua madeira e formato para construir móveis totalmente personalizados. Ao trabalhar com esse material, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como verificar se a madeira está em bom estado e se não há a presença de fungos ou cupins, que podem danificar o produto final.

Quem quer mudar o visual do quarto de forma sustentável, por exemplo, pode construir uma nova cama reaproveitando paletes que seriam descartados. Veja como fazer e deixe o seu quarto com a sua cara.

Você irá precisar de:

– Quatro paletes resistentes do mesmo tamanho;

– Tinta da cor de sua preferência;

– Pregos;

– Martelo.

Como fazer:

cama-feita-com-paletes

Primeiro, lixe toda a extensão dos paletes, para garantir que todas as farpas e irregularidades da madeira sejam eliminadas. Isso evitará possíveis acidentes, além de prevenir que o tecido do colchão desfie.

Em seguida, passe um produto anticupins vendido em lojas de materiais de construção. Depois, pinte todos os paletes com a tinta escolhida, cobrindo bem toda a madeira. O ideal é passar duas ou três demãos de tinta.

Coloque dois paletes um ao lado do outro e pregue para deixá-los bem firmes. Pegue os outros dois e coloque de maneira que forme um T, pregando novamente. Se for preciso, coloque pedaços de madeira na diagonal para dar mais firmeza à madeira.

Após isso, basta colocar o colchão em cima. Os paletes da parte superior formarão um tipo de criado mudo com suas sobras na lateral. Você pode ainda revestir essas partes externas com tecidos ou papéis coloridos e estampados, deixando o ambiente ainda mais alegre. Caso considere que o móvel ficou muito baixo, pegue mais quatro paletes e empilhe-os. Isso deixará sua cama mais alta e também mais resistente.

Confira mais alguns exemplos dessas camas. Vale lembrar que o modelo muda conforme mais paletes você decidir empilhar:

cama_palete Cama-e-cabeceira-feitas-com-paletes-91
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

19 Comentários para “Aprenda a fazer uma cama de casal com paletes”

  1. Max Vidal

    É possível colocar rodinhas de silicone (que tenham um dispositivo de travamento, de preferência), assim, a cama poderá ser deslocada tranquilamente e ainda não danificará o piso da casa.

  2. Flor Cesário

    Adorei curto, sou pedagoga, é nosso estudo se dirige também para reciclagem, estou adorando, não vejo a hora de fazer os paletes para meu colchão de casal.

  3. Flor Cesário

    Adorei curto, sou pedagoga, é nosso estudo se dirige também para reciclagem, estou adorando, não vejo a hora de fazer os paletes para meu colchão de casal.

  4. Luiz Henrique

    Bom dia sou um aluno de logística em São Paulo.
    Gostei muito das dicas ,idéias e gostaria muito se vocês pusessem expor o trabalho de vocês na faculdade.
    Desde já agradeço e espero um contato

    Luiz Henrique
    email :luizhsp2008@hotmail.com

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>