Receitas caseiras contra carrapatos

Capa

Os carrapatos podem transmitir uma série de doenças aos animais, como a babesiose (que ataca os glóbulos vermelhos), a hepatozoonose (que ataca os glóbulos brancos) e a erliquiose (grave doença infecciosa). Os carrapatos da espécie estrela são ainda mais danosos, pois podem transmitir ao ser humano a febre maculosa, doença provocada por uma bactéria que lesa a camada interna dos vasos sanguíneos.

Além dos riscos, a picada desses parasitas incomoda bastante os pets, provocando coceira, vermelhidão e até feridas. Essas consequências podem deixar o bichinho estressado e desanimado.

Quer afastar os carrapatos do seu animalzinho de um jeito fácil, eficaz, econômico e sustentável? Saiba que isso é possível. Confira algumas receitas caseiras contra carrapatos!

01 – Vinagre

Você vai precisar de: vinagre branco, álcool e água.

Misture duas colheres de sopa de vinagre, uma colher de sopa de álcool e um litro de água. Depois de dar banho no seu animal de estimação, espalhe a mistura por todo o corpo dele, com cuidado para não atingir olhos, focinho e boca. Recomenda-se até mergulhar as patas diretamente no líquido. A receita também pode ser usada para limpar a casa e o quintal, afastando de vez os carrapatos do seu lar.

vinagre branco

02 – Cânfora                                                  

Você vai precisar de: um litro de álcool (utilize álcool de cereais); 30 gramas de cânfora; 100 gramas de cravo da índia; um copo de vinagre branco.

Misture todos os ingredientes e deixe em infusão até a cânfora se dissolver totalmente. Coloque num borrifador e espalhe o líquido pelo corpo do pet depois que ele tomar banho. Cuidado para não espirrar perto dos olhos e do focinho. Uma vez por semana, borrife a mistura nos tapetes e nos lugares em que o bichinho costuma passar mais tempo. Muito eficiente, a receita também ajuda a prevenir o aparecimento de pulgas.

canfora
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente