Cuidados ao reutilizar embalagens

Reutilizar embalagens é uma forma de reduzir a quantidade de lixo jogada no meio ambiente e, consequentemente, poluição e outros problemas causados por essa ação. No entanto, alguns cuidados são necessários para não prejudicar a saúde, principalmente quando você pretende armazenar alimentos.

Embalagens plásticas

embalagens-de-plastico

Fonte da imagem: http://foodsafetybrazil.org/

Reutilizar embalagens de plástico para guardar alimentos requer alguns cuidados. Como elas tendem a se desgastar com o tempo, podem abrigar micro-organismos nocivos à saúde nas fendas causadas pela danificação. Por isso, as recomendadas são aquelas feitas com polipropileno, que são mais resistentes. Lave os recipientes regularmente utilizando uma escovinha para esfregar adequadamente por dentro e descarte-as quando verificar que estão com muitas danificações.

Embalagens de metal e papel 

cuidados-ao-reutilizar-latas

Fonte da imagem: http://www.almanaquedamulher.com/

Não é recomendado reutilizar embalagens de metal e papel para guardar alimentos. Enquanto os recipientes de aço ou alumínio (como latas de vegetais e sopas)  tendem a soltar toxinas, os de papel (como caixas de leite, ovos e suco) podem conter bactérias nocivas à saúde.

Embalagens de vidro 

reutilizar-embalagem-de-vidro

Fonte da imagem: http://www.proteinacomamor.com/

 

O vidro não reage quimicamente com outras substâncias e ainda é muito resistente, impermeável, durável e tem baixa condutividade térmica. Por essas características, pode ser reutilizado de diversas formas, até mesmo para conservar os alimentos sem que haja alteração no sabor, consistência e qualidade.

Você pode incrementar os recipientes com acessórios artesanais, criando lindos e personalizados porta-mantimentos. Mas, não se esqueça de higienizar adequadamente os vidros antes de guardar os alimentos.

Como reutilizar embalagens de outras formas

Como você pode perceber, nem sempre é possível reutilizar embalagens para guardar alimentos. No entanto, a sua reciclagem está liberada para a elaboração de artesanatos para decorar sua casa e outros objetos úteis que facilitam as tarefas do dia a dia. Confira as dicas para se inspirar e passo a passo com ideias para reciclar esses e outros materiais aqui no Atitudes Sustentáveis.

Você também vai gostar de: 

  1. Inspire-se em utensílios de cozinha com garrafa pet
  2. Como reutilizar embalagens
  3. Reutilize embalagens de cereal para fazer um porta-revista sustentável
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>