Sustentabilidade e Biodiversidade – Garantia de Vida

Sustentabilidade e BiodiversidadeVivemos num mundo onde o capitalismo governa e as leis de mercado influenciam fortemente a forma como os seres humanos vivem e interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Infelizmente, essa filosofia mercantilista prega o lucro pelo lucro e; se deixarmos que assim seja, brevemente o consumo exacerbado e desenfreado de nossos recursos naturais causará uma verdadeira tragédia humanitária de proporções apocalípticas.

Achar que uma população que esgote seus recursos naturais, pela exploração desenfreada e predatória, ficará inerte e conformada com a morte e a aniquilação de sua cultura é, no mínimo, uma inocência pueril. Muito certamente, esses indivíduos promoverão guerras e massacres tentando apoderarem-se das riquezas e recursos naturais de outros povos e serão responsáveis por mergulharem toda a humanidade num caos total e na barbárie.

Olhando simplesmente por este ângulo; vemos claramente que garantir a profusão da biodiversidade e a sustentabilidade no uso dos recursos naturais e no convívio com o meio ambiente; é muito mais que mera política de “bons princípios”. É uma questão de sobrevivência. Assim, antes de torcer o seu nariz para o pensamento ecológico, tenha em mente que esses acontecimentos vão muito além de mera ficção apocalíptica. Ao longo de toda a existência humana, ocorreram diversos casos em que populações que esgotaram todos os recursos naturais de sua região empreenderam guerras de conquista sobre outros povos com a única finalidade de pilhar e apropriarem-se de seus recursos e riquezas.

Olhando-se esses acontecimentos numa escala global, percebemos também que no ritmo em que queimamos e consumimos nossos recursos naturais hoje; muito em breve essa será uma realidade palpável em muitas regiões ao redor do planeta. É chegada à hora de abandonarmos essa visão de consumo desenfreado e de desprezo pelo futuro de nossos filhos e netos. Levando-se em conta que nosso planeta sofreu alterações climáticas gravíssimas nas últimas décadas, e que grandes áreas produtivas se encontram hoje sofrendo com secas e enchentes prolongadas e fora do comportamento histórico dessas regiões. Instruir as populações a reaproveitarem, a reciclarem e a tratarem corretamente os seus resíduos e efluentes; bem como a consumir de forma pensada e inteligente os recursos que o planeta oferece; poderemos ser capazes de distribuir riqueza e gerar verdadeiramente uma melhoria nos padrões de vida desses agrupamentos humanos. Criando um ciclo positivo de conservação e melhoria de condições gerais de toda a cadeia envolvida nesse processo.

Entender que a utilização dos recursos naturais e o crescimento da humanidade devem caminhar lado a lado e que um não é impeditivo para que o outro aconteça, deve ser a premissa básica com a qual as novas gerações deverão guiar todos os seus passos e seu envolvimento com a utilização desses recursos naturais. Esse entendimento, já deve ser estimulado desde agora e de forma bem clara exposto como a única forma pela qual o ser humano conseguirá manter sua existência sobre a face da terra

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>