Saiba Mais Sobre a Energia Sustentável e o Meio Ambiente

Energia SustentávelO conceito de “energia” é, por inúmeras vezes, definido como “eletricidade”. Porém isso é um erro, já que eletricidade é apenas a definição de um tipo de energia específico.

Mas então, o que significa “energia”? Energia é o resultado de um processo de transformação, originário de uma fonte específica.

São vários os tipos de energia existentes, um deles é a energia renovável, ou seja, todo e qualquer tipo de energia originada de recursos naturais, que naturalmente são reabastecidos, entre essas é possível citar: energia hidráulica, biomassa, energia geotérmica, energia maremotriz e energia do hidrogênio.

Já a energia não renovável, é aquela que de certo modo poderia ser renovada, a não ser pelo fato de que para isso seriam necessários milhares de anos. Exemplos desse tipo de energia são os combustíveis fósseis, como carvão mineral, gás natural e petróleo.

Também há a energia limpa, que não polui ou quando polui, é em quantidades menores do que as tradicionais. Alguns exemplos desse tipo de energia são: solar, eólica e hidrelétrica.

E por último a energia sustentável, que é sem dúvida alguma, indispensável. A energia sustentável nada mais é do que a energia produzida com o intuito de manter o equilíbrio do meio ambiente, ou seja, extrair recursos naturais de uma maneira a suprir as necessidades humanas e com muita responsabilidade pensando em sustentabilidade, para produção e consumo, mas que ao mesmo tempo possam ser repostos com facilidade, evitando assim o impacto ambiental. É por isso que essa energia é considerada a mais importante, em relação às demais. Porém, é importante saber que energia sustentável não significa energia limpa, já que muitas vezes pode produzir algum tipo de poluição. Um bom exemplo disso é a lenha, um recurso sustentável, mas que ao mesmo possibilita a liberação de poluentes ao meio enquanto é queimada.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>