Saiba como funciona uma Hidrelétrica

Capa

Um dos sistemas mais usados para a geração de energia elétrica no Brasil é a hidrelétrica. Como o país possui grandes rios e cachoeiras, essa é uma ótima opção para abastecer as grandes cidades. Mas você sabe como esse método de produção funciona? Confira a seguir e veja como é simples essa transformação de água em energia.
O princípio básico é a queda d’água, responsável por fazer as grandes turbinas girarem. Quanto maior for a vazão de água, mais rapidamente elas irão mover-se e mais energia serão capazes de gerar. Para isso acontecer, a água fica armazenada em um reservatório, o qual é formado pelo represamento de um rio por meio da construção de uma barreira.

2

Para a água chegar até as turbinas, elas passam por uma grande comporta em alta pressão. O movimento circular do eixo das turbinas aciona o gerador, composto por um imã, que produz a corrente elétrica. Esta é conduzida por cabos para uma subestação, onde sua voltagem é elevada para que possa ser transmitida às torres, que distribuem a energia para as cidades. A água que foi utilizada para mover a turbina vai para os canais de fuga e retorna ao leito natural do rio.
Embora no Brasil essa seja uma das melhores formas de fornecimento de energia, em épocas de tempo mais seco os rios ficam com níveis mais baixos, o que prejudica a produção de energia. Por isso, em certas épocas, ocorrem os apagões, como já aconteceu em 1998 e no começo dos anos 2000.
Ainda assim, essa é uma alternativa limpa renovável (ou seja, vem de recursos naturais). A maior usina hidrelétrica do país é a de Itaipu, no Paraná, que produz 12.600 MW, o que equivale a 25% do consumo de todo o Brasil.

Se quiser saber mais sobre o assunto, há alguns vídeos que explicam detalhadamente esse grande trabalho. Confira:

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente