Turismo Sustentável – O Que É Turismo Sustentável?

turismo sustentavel Turismo Sustentável   O Que É Turismo Sustentável?

Hoje em dia vivemos em meio às poluições, utilizamos os recursos naturais para atender nossas necessidades e na maioria das vezes nem nos damos conta de que o estamos fazendo. Só nos lembramos que tudo parte da natureza quando paramos para ouvir os noticiários que imploram à população que cuide do meio ambiente e desses recursos para que não se esgotem. Ou quando se ouve falar em sustentabilidade, que é um assunto bem comum hoje em dia.

Uma atividade que utiliza muito recurso natural é o turismo, que faz da natureza pontos turísticos e exige construções de infra- estruturas para receber os visitantes, porém, tem havido uma série de propostas para amenizar esses impactos, de maneira a conciliar preservação da natureza com a expansão do turismo.

E é estudando essas propostas que muitas pessoas confundem ecoturismo com turismo sustentável.

O Turismo Sustentável é uma maneira de manter essa infra- estrutura sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente sem desprezar a cultura regional, a diversidade biológica e os sistemas ecológicos que coordenam a vida.

Não é fácil estruturar um projeto de turismo sustentável, e muito menos colocá-lo em prática, pois exige atitudes ambientalistas, regras de utilização dos recursos naturais, e um pensamento ecológico, o que se contrapõe ao encontrado hoje na maioria dos lugares.

Já o Ecoturismo, é a exploração de ecossistemas em seu estado natural, sua vida selvagem e sua população nativa, o que de certa maneira preserva esses ecossistemas constantemente visitados, mas não é estruturado para preservar o meio ambiente, mas sim para fins lucrativos.

Em 2003 o Brasil começou a contar com o Plano Nacional do Turismo (PNT), que tem como base a ética e a sustentabilidade, e vem auxiliado o governo a tomar atitudes ecologicamente corretas.

Existem hoje no país outros projetos de turismo sustentável como o da Bacia Hidrográfica de Maquiné, que visa à exploração do rio sem causar danos ao meio ambiente, organizando as atividades turísticas já existentes na região e mobilizando a população com esse fim, o projeto de união do Rio de Janeiro e Minas Gerais na luta pelo turismo sustentável, o Projeto Pega Leve, voltado à convivência responsável com o meio ambiente e respeito a ele, entre tantos outros projetos encontrados pelo país afora.

O Brasil ainda está dando os primeiros passos para o turismo sustentável, havendo ainda aqui uma maior preocupação com o ecoturismo do que com primeiro, mas algumas cidades já o adotaram como, por exemplo, a cidade de Bonito, situada no Mato grosso do Sul, sendo um dos grandes destaques do turismo nacional, adotou uma política sustentável a partir dos anos 90, quando começou a ser mais visitado e sentiu a necessidade de colocar regras no turismo para que não destruísse seus bens naturais.

turismo sustentavel namur Turismo Sustentável   O Que É Turismo Sustentável?

No exterior também encontramos cidades que já adotaram o turismo sustentável como Oeiras em Portugal, Rimini na Itália, Nuernberg na Alemanha, Gent na Bélgica, Cremôna e Réggio Calabria na Itália, Antalya na Turquia, Viareggio na Itália, Namur na Bélgica, Termoli na Itália e Salsomaggiore Terme também na Itália, todas componentes da Rede Europeia de Cidades para o Turismo Sustentável organizado no dia 8 de fevereiro de 2010 numa reunião em Bruxelas, a fim de proteger seus patrimônios naturais de um turismo mal estruturado.

O turismo sustentável e mesmo o ecoturismo são maneiras de proteger a vida mantendo a economia ativa, uma forma de unir responsabilidade ao desenvolvimento, sendo mais um passo para o tão almejado desenvolvimento sustentável.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

31 Comentários para “Turismo Sustentável – O Que É Turismo Sustentável?”

  1. Rodrigo Rocha

    Carlos seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

  2. Carlos Abreu

    Eu que agradeço a força e te desejo tudo em dobro, Rodrigo.

    Volte sempre!

  3. Silmara Biondi

    PArabens pelo site.
    Sabemos que e dificil fazer com que a sociedade seja consciente, por que e ainda para algumas pessoas algo fora do convencional. Porem hoje e atual e necessario para a sobrevivencia das especies e para a propria sobrevivencia do ser humano.

  4. Wendel Alves

    Primeiramente parabens pelo artigo, estou fazendo um trabalho na facu sobre atitudes sustentaveis, gostaria de saber se vc pode me indicar algum material de pesquisa, revista, livros

    obraços

  5. marcos

    E muito importante cuidarmos do nosso meio ambiente se não, ecoturismo só nos livros de histórias.

  6. ewerton

    hoje quando eu li sobre o turismo sustentavel adorei o trabalho foi otimo e maravilhoso uma linda paisagem na onde eu me expreço minhas emocoes fantasias e ilusoes

  7. laercio s santos

    Maravilhoso, posso publicar parte da materia na minha primeira revista de turismo, onde vou focar quatro pautas principais que são:
    Turismo, meio ambiente ,cultura e esporte.Caso permita, o texto tera indicação da fonte e depois envio uma revista pois com certeza podera fazer parte do editorial meio ambiente. abraços vamos se falando por esse meio.

  8. vandeson silva

    o turismo sustentavel pode esta dentro da sua casa começando pelo lixo que pode ser reciclavel e os restos de alimentos que serve de adubo

  9. Eliene

    Muito bom.
    Dividir conhecimento é um ato de amor.
    Parabéns pelo site
    Sucesso.

  10. Martim

    Parabéns. Estamos precisando de pessoas como voce preocupada com o meio ambiente e adotem a mesma postura de responsabilidade por este bem que é de todos.

  11. Alex

    Muito bom saber que hoje em dias existem pessoas que estão preocupadas com o turismo sustentável no nosso planeta.
    Por isso que ao fazer um turismo sustentável nós estamos conseguindo manter uma boa infraestrutura sem agredir o meio ambiente e conseguindo atender as necessidades do turismo local.

  12. Rómario

    Este artigo dá uma excelente visão de que para nos cidadão é muito importante fazer um turismo sustentável e que o Brasil está caminhando em passos largos, mais está consciente de que precisa urgente acelerar o seu programa de turismo sustentável, pois vai ajudar a comunidade local e o meio ambiente.

  13. Lindoaldo

    Encantado com a propriedade e conciència com a qual você aborda o Tema TURISMO SUSTENTÁVEL, portanto peço-lhe permissão para fazer uso de algumas citações de seu texto em meu humilde projeto.
    Abraços e desejo muito Sucesso…

  14. Gabriela Campos

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    muiiito grande pra fazeer o deveer

  15. Wagner Girão

    O Turismo Sustentável é muito mais amplo e complexo do que simplesmente cuidar da flora e da fauna. O turismo sustentável é se trabalhar turismo de forma pensada, planejada e correta. Sendo assim. trabalha-se todos os aspectos envolvidos no desenvolvimento da localidade, sendo eles: Sociais, Culturais, Ecológicos e Econômicos. Trabalhar Turismo Sustentável é receber turistas com um trabalho ético, sabendo que há responsabilidades a serem cumpridas com a sociedade em questão. É necessário que a população local tenha oportunidade de trabalho com geração de emprego e renda e com inclusão social das minorias, assim será sustentável socialmente; os comerciantes e empreendedores locais também devem ser beneficiados pois não adianta só ganhar os empresários de outras regiões ou os brandes empresários, assim taremos a sustentabilidade econômica; Outro ponto importante é que temos que incentivar a cultura local e fazer com que os turistas tenham contato com esta cultura e assim a população local terá mais orgulho de sua cultura e abraçará com unhas e dentes, assim teremos a sustentabilidade cultural; e a mais conhecida de todas é a sustentabilidade ecológica, onde trabalhamos o turismo e temos a preocupação em preservar nossa natureza, ou seja, fauna e flora para que tenhamos uma natureza rica e viva. Trabalhando todos estes aspectos de forma eficiente e adequado teremos uma Turismo Sustentável.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>