A Sustentabilidade na Construção de Casas Ecologicamente Corretas

Sustentábilidade em CasasSustentabilidade” e “ecologicamente correto” são termos que entraram no nosso dia a dia com a economia, a agricultura e, mais recentemente, com a construção e a decoração com objetos e materiais sustentáveis. Sustentável é todo tipo de sistema que não oferece riscos ambientais, algo que tem sido muito utilizado na construção de casas ecológicas. Apesar de esse investimento ainda ser pouco conhecido e acessível, ele oferece muitas vantagens, visto que é bastante econômico em longo prazo, além de não agredir o meio ambiente.

Um projeto completo de reforma ou construção sustentável ainda tem um custo elevado, mas é possível adaptar ou reconstruir usando algumas técnicas para transformar o local de trabalho ou algum canto da casa. Jardins, áreas de lazer, banheiros ou escritórios podem ganhar um toque diferente e ficar com um aspecto renovado com acessórios e cortinas produzidos com seda artesanal ou fibra de bananeira, por exemplo.

Em uma casa adaptada para ser ecologicamente correta, os projetos não deixam de incluir muito verde e materiais recicláveis. Madeira é o principal componente nesse tipo de construção, seja ela planejada ou pré-fabricada. Preferida por absorver o carbono naturalmente, a madeira de reflorestamento ou de manejo sustentável, ou seja, que vem de áreas de exploração racional das florestas, é a mais adequada. São diversas as vantagens desse tipo de madeira, como menor consumo de água, iluminação natural, melhor circulação de ar, isolamento acústico e absorção de impacto.

Outro item muito usado nos projetos de casas sustentáveis são os tijolos ecológicos feitos com um composto de terra, cimento e água prensados. Esse tipo de tijolo aceita com facilidade qualquer tipo de pintura, gesso ou argamassa, e sua produção não exige a queima de gás carbônico. Além disso, a facilidade de utilização diminui bastante o tempo da obra.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>