Quando a Tecnologia e o Meio Ambiente São Aliados

moto recarregando bateria

O conceito de tecnologia verde compreende as inovações tecnológicas desenvolvidas de forma sustentável e com a preocupação de não causar danos ao meio ambiente. Mais do que isso, em alguns casos a criação tem como única finalidade a promoção de atitudes ambientalmente corretas.

A tendência é que cada vez mais a indústria da tecnologia seja conduzida a um caminho de desperdício mínimo e com maior eficiência energética. Para isso, os gastos com pesquisa na área também são crescentes e apontam uma vantagem competitiva para empresas com política de responsabilidade ambiental.

Produtos

Muitos produtos com tecnologia verde já podem ser encontrados no mercado para uso doméstico, sendo instalados principalmente nos chamados “apartamentos verdes”. Um bom exemplo são as práticas para reduzir a eletricidade consumida, como o uso exclusivo de eletrodomésticos que detêm o selo de consumo eficiente. Também estão disponíveis instalações que interrompem o fluxo de energia para carregadores de celulares quando o dispositivo já está carregado, além de interruptores controlados por controle remoto, que facilitam o trabalho de desligar as lâmpadas ligadas desnecessariamente.

Reaproveitamento de recursos

No campo do reaproveitamento de recursos, essas residências contam com equipamento para coletar a água da chuva e utilizá-la com nova finalidade, como na irrigação de jardins. Ainda é possível encontrar dutos especiais para descarte, e posterior reciclagem, do óleo de cozinha, que normalmente poluiria a água de rios e córregos. Outra medida comum em construções com preocupação ambiental é a utilização de painéis solares para aquecimento da água do banho ou da piscina.

Equipamento do dia a dia

Entre os equipamentos do dia a dia que estimulam a sustentabilidade, o destaque fica para o setor de eletrônicos, com modernos celulares, laptops e TVs, que têm baixo consumo de energia e são produzidos com práticas pouco agressivas ao meio ambiente. As baterias antigas de celulares, por exemplo, são alvo de renovação para extinguir o uso da combinação níquel-cádmio, altamente tóxica. As prateleiras do mercado também oferecem hoje menos espaço às lâmpadas incandescentes, substituídas gradualmente pelas fluorescentes ou de LED.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

7 Comentários para “Quando a Tecnologia e o Meio Ambiente São Aliados”

  1. Agnelo Canto

    SE OS GOVERNANTES DO MUNDO SE UNISSEM PENSANDO NO BEM ESTAR DA NATUREZA, NÃO ESTARIAMOS TÃO PRECUPADOS COM O DESEQUILIBRIO AMBIENTAL.

  2. Anônimo

    Estimad@ blogger,

    Meu nome é Tatiana e gostaria de contar com o seu trabalho para uma campanha de publicidade no Brasil sobre energia renovavel. Se está interessado, por favor responda a este email e te passo todas as informações necessárias para desenvolver o trabalho: tamin@ibooster.es

    Abraços

  3. Linda Couto

    …INTERESSANTE ESTA INFORMAÇÃO, QUERO SABER ONDE ENCONTRAR E QUAL O VALOR DESTA MOTO!

  4. João Wanka

    "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER " " O amor, a solidariedade, o sentimento de irmandade para com todos os seres vivos, aliados à inteligência humana, são as bases para que a sociedade realize a grande transformação que poderá trazer a paz e a felicidade a todos. SÔNIA CORINA HESS "

  5. Tatiana Baltoré

    Sou do Rio grande do Sul, moro e uma cidadezinha minúscula, comprei um ciclo elétrico para ir ao trabalho, andando apenas dentro da cidade.Obedecendo todas as leis de trânsito.Totalmente silenciosa, não poluente, maravilhosa!!!! Sabe o que aconteceu? Fui barrada pela brigada militar, onde um brutamontes mal educado me disse pra por meu ciclo elétrico dentro da garagem de casa e nunca mais tirar de lá. E não adiantou argumentar que o ciclo tinha todos os apetrechos para minha segurança, capacete, velocidade máxima…45Km, os menininhos de bicicleta me passavam com o maior orgulho!!Diz á lei brasileira que para andar de ciclo precisa carteira para ciclo e emplacamento, mas não tenho como fazer isso por que o governo não fornece esse tipo de serviço, nem pagando caro!!!.Morar em um país governado por gente ignorante dá nisso.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>