Conheça As Aves Em Extinção No Brasil

Elas possuem a capacidade de voar, mas nem assim conseguem fugir do risco de sumirem definitivamente das matas verde-amarelas. Atualmente, existem diversas espécies de aves em extinção no Brasil. O desmatamento, a exploração excessiva de recursos naturais que destroem habitat desses animais somados à caça predatória para revendê-los no mercado ilegal ou devido ao uso de sua plumagem são algumas das principais ameaças para a perpetuação desses seres encantadores. Saiba mais sobre elas.

Pica-Pau-do-Parnaíba

pica pau do parnaíba

Fonte da Imagem: Meu Planetinha

O Pica-Pau-do-Parnaíba foi descoberto em 1926, na região do rio Parnaíba, no sul do Piauí. Desde então, ficou 80 anos sem ser visto sendo considerado extinto, até que em 2006 alguns indivíduos da espécie foram encontrados no Tocantins. No entanto, restam pouquíssimos dessa espécie, já que eles precisam das matas do cerrado para sobreviver com uma área grande e bem conservada para sobreviver, onde existe bambu chamado de taboca. Isso porque, eles se alimentam de formigas que moram nas hastes dessas plantas e de árvores para fazer seus ninhos. O desmatamento e degradação fez com que restasse somente 20% desse bioma, o que prejudicou essa espécie.

Gavião-de-Pescoço-Branco

gavião

Fonte da imagem: Papagaios & CIA

Espécie rara,  o Gavião-de-Pescoço-Branco está ameaçado de extinção principalmente devido à degradação de seu habitat. Estima-se que existam apenas 100 indivíduos dessa espécie, ocorrendo em regiões reduzidas da Mata Atlântica dos estados de Alagoas e Pernambuco. Como a redução do bioma, a ave perdeu também oferta de alimento.

Tietê-de-Coroa

tietê de coroa

Fonte da imagem: Sítio Berro d’Água

O Tietê-de-Coroa também já foi considerado extinto quando ficou quase 100 anos sem registro confirmado. Atualmente, é encontrado em uma área restrita do Rio de janeiro, apesar de não ser ali o seu habitat natural. Estimam-se que existam menos de 50 indivíduos desse tipo de ave, tornando-a muito rara.

Soldadinho do Araripe

soldadinho do araripe

Fonte da imagem: Evolua Homo Sapiens

O Soldadinho-do-Araripe é nativo da Chapada do Araripe e Sul do Ceará e está na lista vermelha entre as aves em extinção. Ele é uma ave raramente avistada e a contagem de indivíduos está entre os 800 ainda vivos.

Arara Azul

arara azul

Fonte da imagem: FeiraVet

Entre as aves em extinção no Brasil, a mais famosa é a Arara Azul. Apreciada mundialmente pela sua beleza singular, a caça ao animal fez com que reduzem-se bruscamente a quantidade de indivíduos da espécie. Grande maioria das existente hoje encontra-se em cativeiros para preservação.

Contribua para reduzir a lista de aves em extinção: verifique sempre a procedência da madeira de móveis e outros objetos e nunca compre animais que não sejam licenciados pelo IBAMA!

Você também vai gostar de:

  1. Animais com maior risco de extinção
  2. Conheça ações sustentáveis ligadas à biodiversidade
  3. O desmatamento na Amazônia e as possíveis soluções

 

 

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>