Dicas de sustentabilidade no trabalho

Escritorio-Trabalho-size-598

Não é só em casa que devemos ser sustentáveis. Na rua, não jogar lixo em qualquer lugar, usar transporte público e recolher os dejetos de nossos animais de estimação, entre outras ações, também são hábitos importantes para contribuir com o meio ambiente. Hoje, as crianças já aprendem na escola como não desperdiçar água e como reaproveitar materiais que normalmente seriam descartados, atos que devem ser levados para toda a vida.
No ambiente de trabalho nós também podemos ser sustentáveis tomando diversas atitudes. Veja essas dicas e coloque-as em prática.

Trabalho verde

– Use uma caneca. Para tomar um café ou água, opte por uma caneca de alumínio ou cerâmica, que irá reduzir a quantidade de copinhos plásticos no lixo.

– Na hora do almoço, se for sair do ambiente de trabalho, apague todas as luzes e desligue o monitor do computador.

– Deixe cortinas e janelas abertas. Isso diminui a quantidade de energia utilizada por lâmpadas e ares-condicionados, além de tornar o ambiente mais saudável com a circulação correta do ar.

– Não imprima todo o material que recebe. Sempre leia com atenção os e-mails e pondere se é realmente necessário utilizar a impressora. Caso realmente precise, imprima os dois lados do papel, se possível.

– Utilize papéis antigos para rascunho, isso reduzirá a quantidade de papel produzido, além de economizar na hora de comprar material de anotação para o escritório.

– Converse com o seu chefe se é possível trabalhar um dia da semana em sua casa. Sem a necessidade de locomoção, não há dispersão de gás carbônico do seu veículo, e você ainda economiza combustível. Sempre que puder procure ir para o trabalho utilizando o transporte público.

– Separe o lixo orgânico do lixo seco. Lembre-se de incentivar seus colegas a terem a mesma atitude.

– Evite marcar reuniões presenciais, exceto em casos de extrema necessidade. Se for possível resolver o problema por telefone ou e-mail, não será preciso locomover-se para fora da empresa.

– Cultive plantas e dê preferência para cores claras nas paredes e móveis do escritório. Isso torna o ambiente mais fresco e iluminado.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente