Qual o Impacto Humano Sobre a Biodiversidade?

Impacto BiodiversidadeCom a correria do dia a dia e a evolução desenfreada da tecnologia, estamos vivendo num mundo descartável, no qual para acompanhar a moda, dispensamos a cada instante roupas, sapatos e acessórios em bom estado, trocamos aparelhos eletrodomésticos que funcionam perfeitamente por modelos mais novos, enfim, dispensamos tudo que nos parece “atrasado” perante a evolução para termos o prazer de acompanhá-las.

Descartar objetos de utilidade já se tornou rotina assim como ir de carro até a padaria da esquina, jogar lixo nas estradas e nas ruas, demorar horas no banho, lavar o carro com produtos químicos e passar horas enxaguando-o, lavar toda a calçada para tirar a sujeira, manter várias luzes acesas ao mesmo tempo, encomendar produtos do outro lado do país para entrega, adquirir produtos feitos a partir de pele e couro de animais, comprar espécies animais em feiras não certificadas, adquirir matérias-primas sem certificados de procedência entre uma série de ações que tem causado sérios danos à nossa Natureza.

Como resultado dessas ações anti-ecológicas, já temos espécies animais extintas e muitas em extinção que alvos da caça predatória têm suas vidas ameaçadas.

Não só a caça predatória tem extinguido espécies animais e vegetais, mas também a degradação de seus habitats naturais que estão deixando-os sem moradia e sem alimento.

Temos ainda os desastres naturais ocorridos, ultimamente, com frequência. Graças às ações do homem, hoje já não conseguimos mais prever as secas e chuvas, e ainda temos enfrentado grandes mudanças de temperatura com frio e calor muito intensos.

Até certo tempo, acreditava-se que os Recursos Naturais eram inesgotáveis, hoje sabemos que estão se esgotando. A água potável, por exemplo, já não é abundante o suficiente para suprir os nossos luxos, é preciso utilizá-la com responsabilidade para que não fiquemos sem água num futuro próximo.

Os grandes centros urbanos e mesmo os menores, tem ares quase irrespiráveis. Tão grande a poluição do ar que quase toda sua população sofre de problemas respiratórios.

Todas as ações do homem que agridem o Meio Ambiente atingem direta e indiretamente a todos nós. Se continuarmos a agir por compulsão sem valorizá-lo, os problemas que temos enfrentado a ele relacionados irão apenas intensificar e se tornar ainda maiores, e provavelmente, em alguns anos a vida será insustentável, pois não haverá recursos naturais, a temperatura ambiente será insuportável para os seres vivos, enfim, o planeta Terra não terá mais condições de abrigar a vida humana e talvez existam aqui apenas espécies mutáveis que consigam se adaptar às péssimas condições de vida oferecidas.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

4 Comentários para “Qual o Impacto Humano Sobre a Biodiversidade?”

  1. Carlos Nunes

    mas se mudarmos nossas atitudes podemos nos salvar e salvarmos nosso mundo

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>