Empresa Sustentável – Moda ou Realidade?

Empresas Sustentáveis

Aqui no Brasil escutamos sempre que a empresa “tal” está trabalhando para obter a certificação de empresa sustentável. Mas, como tudo que gira em torno do empresariado brasileiro e de nossa economia; muitas pessoas ficam receosas e recusam-se a acreditar que tais medidas realmente tenham sido efetivadas e que a empresa sustentável é apenas um golpe de marketing ou uma fantasiosa campanha comercial com o único intuito de criar uma imagem positiva em torno daquela determinada marca ou de seus produtos.

Mas a grande realidade é que, mesmo por aqui, as empresas estão mesmo levando muito a sério a história de se transformarem numa empresa sustentável. E, por uma razão muito mais simples do que se possa imaginar. Diferentemente daqui; as empresas nacionais que desejam vencer nos mercados internacionais, onde notadamente encontrarão um mercado consumidor muito mais instruído e exigente; sabem que uma aventura e uma voltinha pela “terra das fantasias” como comumente elas fazem por aqui; no exterior pode representar a morte e o banimento dos desejados mercados de alto poder aquisitivo e do luxo.

Por essas e outras razões; as empresas que se declaram em busca da sustentabilidade ou já certificadas como sustentáveis devem, efetivamente, o serem. Pois, as punições para fraudes e para as tentativas de se enganar os consumidores nesses países podem representar até mesmo a falência do negócio. Seria uma boa idéia se o mesmo se aplicasse por aqui; não é mesmo?

Uma Empresa é Sustentável com a Reciclagem de Materiais

O uso da reciclagem de materiais ou a realização de campanhas junto à comunidade é um importante fator para que uma empresa seja reconhecida como sustentável; da mesma forma, ações contínuas em busca da melhoria de seus procedimentos produtivos e o tratamento correto dos dejetos e efluentes gerados nesse meio tempo são condições indispensáveis para se obter uma certificação como empresa sustentável.

Fontes Alternativas de Energia

O uso de fontes alternativas de energia e de procedimentos que visem à economia de energia elétrica e de combustíveis também são ações valorizadas pelo mercado e que não podem ficar apenas na promessa. Até porque; são medidas de fácil aferição e que representariam uma grande e sonora censura ao serem anunciadas; e cada veículo da empresa, por exemplo, mantivesse o escapamento emitindo uma fumaça densa e negra. Ficaria extremamente claro para o consumidor mais desatento e distraído que sua empresa promete uma coisa e faz outra. Isso; é claro, se reverteria em descrédito e em fuga de clientes.

Ação Social e Sustentabilidade

Uma boa forma de envolver a comunidade e afirmar que suas ações vão muito além do simples modismo e que uma empresa sustentável é a sua meta diária e séria; seria promover postos de coletas para a reciclagem de garrafas PET; óleo de cozinha, latas de alumínio; papel e etc…

Ações práticas e de alto impacto devem ser programadas para provocar um efeito afirmador e fixador de sua marca como empresa sustentável na comunidade onde atua e em seu público consumidor. Logo, perceber que se deseja embarcar numa aventura; anunciar que vai transformar sua empresa em uma empresa sustentável e ter como real intuito apenas aproveitar uma moda; acabará descobrindo da pior maneira possível que tudo não passou de uma péssima e infeliz idéia.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente