O Início da Sustentabilidade

O começo da sustentabilidade.Apesar de estar sendo discutida com mais frequência e propriedade atualmente, a sustentabilidade não é um assunto novo. Desde o ECO-92, uma Reunião de Cúpula da Terra, o conceito tem sido desenvolvido, sendo base de elaboração de um amplo planejamento. Naquele período, o foco principal era o meio ambiente. Hoje, a sustentabilidade também está inserida no contexto social, empresarial, cultural e econômico.

Após um estudo aprofundado, os especialistas provaram que a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade são aliadas e caminham juntas. Para isto acontecer, é necessário que toda a sociedade atue, provocando mudanças e incentivando as ações, para que essas práticas se tornem comuns à rotina de todos. Agir de forma sustentável e preservar o meio ambiente é algo simples, mas que ainda sim tem sido deixado de lado por grande parte da população mundial.

Quando a sustentabilidade começou a ser propagada, empresários também aderiram ao sistema certos de que poderiam contribuir com essa transformação. As empresas brasileiras também engajaram em favor desta causa, quando a sustentabilidade começou a ser discutida. Eles entenderam que suas participações em prol de um mundo mais sustentável alcançariam bons resultados, e, também, educariam seus funcionários para que suas ações também fossem em benefício de, especificamente, um meio ambiente mais resistente.

As primeiras adaptações empresariais em prol da sustentabilidade aconteceram nos anos 90, e, ao longo do tempo, foram se aperfeiçoando, sendo que novas empresas também foram aderindo à causa. No início, as medidas eram baseadas em reduzir o consumo de água e outros insumos. Outras empresas redefiniram toda a sua estrutura de produção. Tem aquelas que investiram em equipamentos capazes de consumir menos energia que o normal.

Uma das primeiras ações também está ligada a embalagens de produtos. Algumas dessas empresas, ao mudar o formato das embalagens de seus produtos, diminuíram o consumo de papel, evitando mais deteriorações à natureza.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente