Bananada de Cascas

Adubo-de-casca-de-Banana

Cozinhar é sempre um prazer, principalmente quando fazemos algo para quem gostamos. Os pratos doces se destacam na preferência da maioria das pessoas, que optam por chocolates ou frutas e adoram a hora da sobremesa. Você já pensou em fazer um doce sustentável? Confira abaixo uma receita de bananada feita com a casca da fruta.
Você vai precisar de:

– Um quilo de casca de banana;
– Um quilo de açúcar;
– Uma xícara e meia de água;
– Um sachê de gelatina incolor e sem sabor;
– Açúcar para passar nos doces;
– Margarina para untar.

Como fazer

O primeiro passo é deixar as cascas de banana bem limpas. Para isso, lave-as uma por uma com água corrente e detergente. Uma dica para garantir a limpeza profunda é misturar água com cloro, uma colher do produto para cada litro de água, e deixar as cascas de molho por 15 minutos. Enxágue logo após esse processo.
Bata todas as cascas com uma xícara de água no liquidificador e, se houver necessidade, vá acrescentando mais água aos poucos. Depois, pegue essa mistura e coloque numa panela grande, adicione o açúcar e cozinhe, lembrando sempre de mexer para não deixar passar o ponto.

Enquanto isso, deixe a gelatina hidratando e quando o doce estiver desgrudando do fundo da panela, acrescente a gelatina e mexa para não deixar queimar. Quando a mistura atingir o ponto de soltar do fundo da panela novamente, retire do fogo e coloque em um recipiente, de vidro ou metal, que esteja untado com manteiga.

Deixe esfriando e, quando estiver morno, coloque na geladeira. No dia seguinte, basta cortar e servir. Muito prático, não é mesmo? O sabor fica muito parecido com a bananada tradicional. Se preferir, misture um pouco de canela em pó e açúcar e espalhe por cima dos pedaços para que a receita fique ainda mais apetitosa.

1454_M

E aí, gostaram da receita? Têm alguma dica de mais doces feitos com casas ou reutilizando comidas? Conte para a gente!

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “Bananada de Cascas”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>