Como Agir a Favor da Sustentabilidade?

Meio ambiente.O aquecimento global é a prova mais evidente do quanto o ser humano agiu contra a natureza, provocando consequências graves e diversas alterações climáticas. Após tantas ações drásticas, o conceito de sustentabilidade tem sido apresentado à sociedade, para que ações sejam desenvolvidas, agora a favor da natureza. Apesar de o tema estar presente frequentemente nos debates, notícias e estudos, é importante que saia do contexto teórico para o prático. Afinal, a sustentabilidade só acontece quando há uma ação em torno do assunto, e jamais nas discussões, embora sejam importantes.

Iniciativa Sustentável

Após entender sobre a necessidade deste sistema, cada indivíduo precisa conscientizar sobre a importância de suas atitudes refletirem a sustentabilidade. Mas, como ajudar? Veremos que agir de forma sustentável é muito simples, mas seu impacto no meio ambiente é muito significativo. Portanto, é preciso o interesse de toda sociedade.

Evitar o desperdício de água é uma iniciativa simples e sustentável. Muitas pessoas desperdiçam água diariamente. Entretanto, a atitude de controlar o consumo é vital para um mundo melhor. Evita-se o desperdício ao fechar a torneira no momento da escovação dos dentes. No banho, ao ensaboar o corpo sem o chuveiro ligado. Nas atividades domésticas, lavar a louça sem a torneira ligada e evitar lavagens demoradas, como terreiro e passeio.

Consertar vazamentos, evitar o desperdício de energia elétrica, não jogar lixo na rua, utilizar sacolas ecológicas ou recicláveis, reutilizar plásticos e outros materiais na confecção de produtos artesanais, todas essas ações são benéficas para o meio ambiente. Se cada indivíduo proceder baseando-se nessas orientações, certamente o planeta terá outro fim.

Falta de Consciência

Algumas pessoas agem completamente contrárias a essas orientações. Desrespeitam o ambiente e desconsideram a atual situação do planeta. Esses indivíduos jogam lixo no chão das ruas, tomam banhos demorados, dispensam telefones celulares e pilhas em lixos comuns, e fazem muitas outras degradações. Vale lembrar: para um mundo mais sustentável é necessário o empenho de todos, e não de determinados grupos.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

5 Comentários para “Como Agir a Favor da Sustentabilidade?”

  1. Ruth Dantas dos Santos

    Adorei cada texto que li. Simples, claro, objetivo. Parabéns.

  2. Ruth Dantas dos Santos

    Uso estas leituras para conversas com meus alunos. Se um deles desperdiça uma folha de caderno sempre digo: “O caderno é seu, comprou com seu dinheiro, mas a água virtual gasta para fabricar seu caderno, a árvore cortada é de todos.”
    Digo sempre: “Cuide bem de sua sala de aula. Deixe-a limpa e sem desperdício seja lá do que for, pois quem sabe cuidar do ambiente onde vive por cinco horas, saberá aos poucos, cuidar do planeta”

  3. Emerson

    lendo esse site procurando saber mais sobre sustentabilidade, fiquei imprecionado com tamanha ignorância de nossa parte com esse assunto, e estou estudando educação ambiental, pois, tem que ser assim cada um de nós fazer uma parte.
    emerson mass

  4. Rosane Apolinário

    gostei dos textos que eu li, são bem interessantes e nos ajuda a ver o mundo com outro olhar, um olhar mas para as práticas de preservação do nosso planeta.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>